Nossa História

33 anos construindo histórias e transformando vidas

Foto 1988
Foto 1992
Foto 1997
Foto Atual

No dia 22 de fevereiro de 2021, o Colégio Posicruz completou 33 anos de fundação, de uma história vivida intensamente por centenas de famílias de Osvaldo Cruz e região. Hoje, passadas mais de três décadas, o Colégio continua sendo vanguarda na educação, sempre conectado aos novos tempos. Tudo isso é fruto da ousadia e coragem do professor Daniel Garcia Flores que, apoiado por dois amigos, o professor Francisco Torturello e o reverendo Ari Botelho, acreditou em um projeto pioneiro de ensino privado, inspirado nos princípios cristãos que permanecem vivos até hoje entre professores, alunos, pais e funcionários.

Imagem: Fundação do Colégio - 1988

A Escola de 1º e 2º Graus do Instituto Cruzvaldense, como foi inicialmente autorizada a funcionar, nasceu em 22 de fevereiro de 1988, com ato solene e a presença de autoridades e munícipes que desejavam uma instituição de ensino privado em Osvaldo Cruz.

O professor Daniel Garcia Flores obteve da Divisão Regional de Ensino de Presidente Prudente a autorização para funcionamento por meio da Portaria DRE-PP de 05/02/1988. A escola iniciou suas atividades no prédio da antiga Escola Técnica de Comércio, na esquina da Avenida Roosevelt com a Avenida Kennedy, que precisou passar por ampla adaptação.

Desde o início, o Colégio Posicruz adotou uma proposta pedagógica de vanguarda, inspirada nas ideias do educador Cipriano Luckesi, priorizando a aprendizagem real em vez da simples soma de notas. Cada conteúdo é ensinado, avaliado e retomado até que o aluno alcance o domínio necessário.

Imagem: Primeira sede do colégio

O crescimento foi rápido. No primeiro ano, o número de alunos passou de 112 para 169. No ano seguinte, foi implantada a Educação Infantil, inicialmente com o Jardim III.

Com o crescimento, tornou-se necessária a mudança para um novo espaço. O projeto arquitetônico foi idealizado pelo próprio professor Daniel Flores e desenvolvido pelo arquiteto Bolívar Montenegro. As salas em formato hexagonal tornaram-se um diferencial pedagógico e arquitetônico.

Imagem: Construção da nova sede - Anos 90

Em 1992, iniciaram-se as obras do atual espaço, localizado na Rua 15 de Novembro, antiga Chácara Max Wirth. A inauguração oficial ocorreu em 1º de fevereiro de 1997.

Em 2005, o Colégio decidiu expandir a Educação Infantil para todas as faixas etárias e encerrar o Ensino Médio, concentrando esforços na formação sólida desde os primeiros anos até o final do Ensino Fundamental.

Salas hexagonais
Alunos em atividade

Atualmente, o Colégio Posicruz atende cerca de 260 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, contando com uma equipe de aproximadamente 30 colaboradores.